Notícias


Avisulat vai receber trabalhos científicos de qualquer localidade

*Texto de Thais D'Avila

O Avisulat - Congresso e Central de Negócios Brasil Sul de Avicultura, Suinocultura e Laticínios chega à sexta edição com uma estrutura mais compacta, muito conteúdo informativo para os três setores e novidades na área de trabalhos científicos. Tradicional nas edições anteriores do congresso, a apresentação de projetos de estudantes do ensino técnico, graduação e até pós-graduação é a oportunidade de aproximar os futuros profissionais da área às empresas e produtores do setor.

A inscrição de trabalhos está aberta até o dia 10 de outubro. Conforme o coordenador do Avisulat, José Eduardo dos Santos, a ideia é “dar visibilidade ao que tem na academia, na universidade, e conhecer os projetos de pesquisa de interesse do setor de avicultura de corte, laticínios e suinocultura”. O presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do RS, Rogério Kerber, pontua que os trabalhos científicos têm o papel de prospectar iniciativas importantes para o avanço tecnológico das atividades que fazem parte do Fundesa. “E isso não tem uma limitação no campo sanitário, mas fundamentalmente no desenvolvimento das cadeias de produção de proteína animal relacionada a essas três atividades.”

A coordenadora dos trabalhos científicos do congresso, Rejane Kieling, explica que serão aceitos trabalhos de qualquer parte do Brasil e até do exterior. “Estamos inovando, talvez até decorrente do período da pandemia, e vamos receber a apresentação dos cinco melhores colocados de cada categoria, em apresentação oral por videoconferência”, explica Rejane. Segundo ela a possibilidade abre a oportunidade para a participação de pessoas que não teriam condições de fazer uma apresentação prévia presencial.

São quatro categorias: produção de aves, produção de leite, produção de suínos e agronegócio, que contempla inovação, meio-ambiente e sustentabilidade. Os vencedores em cada categoria recebem certificado de melhor trabalho e duas inscrições para o Avisulat e o segundo colocado recebe certificado de menção honrosa. Para participar é preciso acessar o site do evento, realizar a inscrição no valor de R$ 50,00 e submeter o projeto.