Notícias


Carne Suína Gaúcha: sinônimo de qualidade, saúde e sabor

O Rio Grande do Sul é um dos maiores produtores de carne suína do país e é o segundo maior exportador nacional do produto. O Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do estado é a entidade representativa das empresas de abate e processamento. Seus associados respondem pela produção de 800 mil toneladas por ano de uma carne reconhecida pela qualidade e sanidade. Por isso, desenvolveu a logomarca Carne Suína Gaúcha, que vai acompanhar a comunicação sobre os produtos em lives e eventos patrocinados pelo Sindicato.

Nas indústrias, a oferta é padronizada, com cortes e apresentações seguindo as exigências de clientes dos mais de 60 países. No campo, a produção, que está presente em nove mil propriedades, se destaca por estar sempre à frente na defesa do meio ambiente, da sanidade e do bem-estar animal.

As propriedades de criação de suínos no estado são georreferenciadas, o que garante total controle de enfermidades e rastreabilidade segura em caso de doenças. As barreiras físicas, como bloqueios com vegetação e cercamentos ajudam na biossegurança. A genética é comprovada segundo os parâmetros mais exigentes, para garantir a saúde e a produtividade nos plantéis.

A suinocultura gaúcha tem controle oficial em todas as etapas do processo de produção, no acompanhamento dos animais na propriedade, na documentação para o trânsito, até na indústria, na análise de carcaças.

A produção integrada, marca registrada da suinocultura do Rio Grande do Sul, tem na liderança do SIPS-RS, a orientação sobre as melhores práticas nos diferentes aspectos necessários para atender as exigências do consumidor brasileiro e internacional.