Notícias


República Dominicana: PSA se espalha para 11 províncias

Fonte: 3tres3 

A Comissão Oficial de Controle e Erradicação de Surtos de Peste Suína Africana informou nesta segunda-feira que a doença que atinge os suínos foi detectada em 11 províncias do país, por isso ativou imediatamente o protocolo de isolamento do vírus nesses locais.

Entre as províncias estão Sánchez Ramírez, Santiago, Hermanas Mirabal, La Vega, Montecristi, Elías Piña, San Juan e o Distrito Nacional. As brigadas de controle sanitário estão se encaminhando para as áreas para intervir nos animais em todas as propriedades , por estarem suscetíveis a contrair a doença. Os trabalhos de contingência e desinfecção dos veículos continuam a ser realizados em toda a província e de forma preventiva nas localidades vizinhas, e são realizados em conjunto com o Centro de Operações de Emergência (COE), Corpo de Bombeiros, Polícia Nacional, Forças Armadas, entre outros organismos. .

Neste domingo, foram realizadas intervenções em propriedades localizadas em Cevicos, Fantino, Villa la Mata, Quita Sueño e no município principal de Sánchez Ramírez. Foram identificados 14.135 suínos que foram sacrificados. Os organismos internacionais FAO, IICA e OIRSA prestaram apoio técnico e financeiro para combater o vírus da PSA.